13 de abril de 2021

Desafios para a Saúde Coletiva no século XXI: livro de Jairnilson Paim em espanhol está disponível para acesso gratuito

Autor: Inês Costal e Patrícia Conceição


O livro “Desafíos para la salud colectiva en el siglo XXI”, escrito por Jairnilson Paim, professor aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) e editor do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), está disponível para acesso e download gratuito.

 

A obra é uma versão em espanhol do título “Desafios da Saúde Coletiva no século XXI”, editado pela primeira vez em 2006, em português, pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).

 

Segundo o autor, a oportunidade de publicar esta edição digital de acesso aberto pela coleção “Cuadernos del ISCo” permitiu revisitar alguns desafios, entre eles o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro, a gestão da Atenção Primária, a reorganização das práticas epidemiológicas no SUS e a formação em saúde coletiva, que acumulam resultados positivos, apesar do subfinanciamento crônico, do avanço da privatização e do predomínio do modelo médico hegemônico.

 

“Os textos publicados aqui discutem políticas públicas e movimentos ideológicos que têm influenciado o campo social da saúde. Nessa perspectiva, a Saúde Coletiva representa uma aposta em novas premissas, métodos e práticas sociais, em vez de se contentar em fazer as coisas da mesma maneira, como ocorreu com a saúde pública convencional. Projetos, sonhos, trabalho e arte transcendem a produção de bens e a prestação de serviços de saúde. Podem conformar movimentos contra hegemônicos capazes de constituir sujeitos públicos comprometidos com novos modos de vida. Estes são os motivos que impulsionaram a criação deste livro ”, conta Paim na apresentação da publicação.

 

Clique aqui para baixar o livro “Desafíos para la salud colectiva en el siglo XXI”. 



773 views
comentários
compartilhar

Não existem comentários!

Postar um comentário


Antes de postar, por favor, leia nossos termos de uso.




Li e concordo com os termos de uso.

Termos de uso para publicação de comentários nos sites do OAPS e CDV


Estes são os termos de uso que orientam nossa relação no site Análise Política em Saúde, especialmente no espaço destinado a comentários. A leitura destas diretrizes é fundamental para compreensão da proposta deste espaço de discussão.


O espaço para comentários está destinado exclusivamente ao compartilhamento de informações, experiências e dúvidas, além de análises e reflexões críticas sobre temas relacionados ao objeto do Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil (2013-2017), conforme disposto em documento disponível para consulta e download aqui http://www.analisepoliticaemsaude.org/oaps/quem-somos/apresentacao.

Todos os comentários passam por um processo de moderação antes da publicação com o objetivo de verificar a adequação aos seguintes termos de uso:

Não serão permitidos comentários que divulguem ou incentivem a) ações ou ideias discriminatórias em razão de raça, gênero, orientação sexual, religião, crença, deficiência, etnia, nacionalidade ou condição social; b) desrespeito à Legislação Brasileira; c) assédio, perseguição, ameaças, intimidações ou chantagem a terceiros; d) spams, conteúdos promocionais e mensagens com fins comerciais ou publicitários; e) materiais com vírus, dados corrompidos, ou qualquer outro elemento nocivo ou danoso; f) violação de propriedade intelectual ou industrial de terceiros. São expressamente proibidos comentários com palavrões ou qualquer tipo de linguagem ofensiva e/ou obscena.

Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7442
© 2021 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.