27 de maio de 2019

6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI)


Atualizado em 10.05.2019*


A Comissão Organizadora da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ªCNSI) declarou em comunicado que, conforme  foi informada pelo Ministério da Saúde a Etapa Nacional da Conferência, inicialmente prevista para os dias 27 a 31 de maio, será realizada em nova data, até outubro deste ano.

 

Em um cenário de retrocessos e ameaças a direito sociais, mais de 2 mil pessoas se reunirão em Brasília (DF), de 27 a 31 de maio de 2019, para discutir vida, saúde e direitos das populações indígenas. É a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), que tem como tema “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: Atenção Diferenciada, Vida e Saúde nas Comunidades Indígenas”.

 

A 6ª CNSPI é promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Entre seus objetivos está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi), com a redefinição de diretrizes e a efetivação das particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas. Para isso, foram propostas 298 conferências preparatórias locais e distritais.

 

O evento está estruturado em sete eixos: I. Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; II. Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; III. Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; IV. Infraestrutura e Saneamento; V. Financiamento; VI. Determinantes Sociais de Saúde; e VII. Controle Social e Gestão Participativa. Leia aqui o documento orientador da conferência e acompanhe as novidades sobre o evento aqui.

 

Data: 27 a 31 de maio de 2019
Local: Brasília (DF)
Informações: https://6cnsi.com




Instituto de Saúde Coletiva • Universidade Federal da Bahia • Rua Basílio da Gama, s/n • Campus Universitário do Canela • 40.110-040 • Salvador-Bahia • +55 71 3283-7441 / 3283-7442
© 2019 Observatório de Análise Política em Saúde. Todos os direitos reservados.